quinta-feira, 8 de junho de 2017

Liquido ou Barra! Qual sabonete usar?

Amadas e amados...
Desculpe estar sumidinha a tempão tive uns contra tempos mais agora desde já aviso não deixarei minhas lindas sem novidades...
Então desde já bora trabalhar...

Com a variedades de sabonetes disponíveis hoje, é quase impossível não ter dúvida sobre qual escolher para limpar a pele. Afinal, não são só os perfumes que diferem, mas também a forma de apresentação. Se tem algo que evoluiu muito nos últimos tempos foi a produção de sabonetes.



O ideal para nossa proteção e minimização de riscos de agressão à pele é buscar produtos que trabalhem na faixa do pH fisiológico natural. Desta maneira, não causaremos um desequilíbrio na proteção naturalmente ácida da nossa pele.
Por que além de remover as impurezas e eliminar os resíduos, os bons sabonetes hidratam a pele, que fica mais protegida contra os efeitos causados pelas agressões cotidianas, como a poluição e as mudanças bruscas de temperatura...

Sabonete em Barra


  • Os sabonetes em barra são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal, saponificados com dose cáustica ou outras substâncias para formar a massa sólida e espumógena que tão bem conhecemos. O produto final fica com o pH na faixa de 8 a 9,5 – faixa de pH alcalino, o que poderia levar a um maior potencial irritativo para a pele.
  • Se escolher o sabonete em barra, vale buscar os de massa 100% vegetal, ou seja, que substituem o sebo animal por óleos vegetais na produção (uma escolha mais ecológica e que rende um produto com pH mais apropriado aos cuidados com a pele).
  • Higiene: O sabonete em barra tende a acumular bactérias em função do alto manuseio. Já com o líquido isso não acontece (importante: desde que não seja utilizada esponja!), permitindo que possa ser compartilhado entre várias pessoas.
  • Rendimento: Apesar de não parecer, sou da opinião de que o sabonete líquido dura mais. A versão em barra geralmente derrete com facilidade, especialmente com o vapor do chuveiro e aquela poça d’água que costuma ficar no fundo da saboneteira (eca!).

Sabonete Líquido



  • Os sabonetes líquidos são compostos de agentes tensoativos sintéticos, os detergentes, e geralmente ficam na faixa de pH mais próximo da neutralidade, podendo variar do pH mais ácido, 5,5 – 6,0 até o ligeiramente alcalino, por volta de 7,5 – 8,0.
  • Rende mais. Imaginando o mesmo uso para os dois produtos, a versão líquida vai durar muito mais. Isso porque ela não é vulnerável ao vapor do chuveiro (que derrete a barra) nem à água empoçada que fica na saboneteira.
  • O sabonete líquido é menos agressivo. Pode-se acrescentar ativos hidratantes, extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e tantas outras matérias-primas benéficas à pele.
  • É mais prático e higiênico.
Claro que a escolha mesmo fica a gosto da freguesa – os sabonetes em barra continuam aí e já melhoraram muito suas fórmulas. Fora que são mais baratos e, em tese, melhores para o meio ambiente, por causa das embalagens menores e mais simples. E olha, confesso que eu mesma fico tentada com as apresentações, tão lindas!

Entao amores aguardem mais dicas...
Bjos
Deus abençoe vocês ricamente.

Nenhum comentário: