quinta-feira, 21 de julho de 2011

O SOBE E DESCE DA BALANÇA...

Entenda mais sobre o processo de perda e ganho de peso


É super comum as pessoas que estão no processo de perda de peso contestarem o fato de ser tão difícil um indivíduo com obesidade em grau elevado perder peso em relação àqueles que apresentam obesidade moderada ou sobrepeso. E isso realmente ocorre, entenda o motivo:

A medida que o adipócito (célula de gordura) cresce, ou seja, incha de gordura, ocorre uma redução da sensibilidade dos receptores das células em reconhecer a ação da insulina, acarretando aumento na liberação de insulina. Com isso, há uma redução da ação da enzima LHS (lipase hormônio sensível) que é responsável pela hidrolíse dos triglicerídeos (quebra de gordura) já armazenados no adipócito, ocorrendo também um aumento na ação da lipase lipoprotéica, transportando com isso mais gordura para dentro da célula.

utro fator seria a redução da leptina ou dos receptores de leptina, que é o hormônio produzido no tecido adiposo que regula o mecanismo de set point (ponto de equilíbrio) no hipotálamo, responsável por controlar o apetite e a quantidade de gordura que vai ser armazenada. O set point seria uma forma de defesa do organismo tentar manter seu peso habitual em frente a uma restrição alimentar ou aumento do gasto energético, que pode ser desencadeado pela atividade física. Por isso o processo de perda de peso se mantém estável e estaciona, não perdendo peso na mesma velocidade de quando inicia o processo de reeducação alimentar

O aumento do apetite também pode ser desencadeada pela diminuição da seretonina, hormônio do bem estar, que tende a estar reduzida em indivíduos obesos que apresentam uma auto estima diminuída, em função das angustias trazidas pela insatisfação com o próprio corpo, ligado ao padrão “magro” de beleza da sociedade atual.

E por fim, a dificuldade de perder peso estaria relacionado a redução da termogênese, que corresponde as nossas calorias gastas no repouso, ligadas ao nosso metabolismo basal, já que o tecido adiposo requer menos energia que o tecido muscular para manter-se ativo. Portanto, quanto maior for a proporção de músculos em relação a gordura maior será o gasto energético.

“O controle de peso ideal requer um comprometimento  Mulher pesando balança
 holístico com foco na comida, no corpo e na mente”


Mas o que podemos fazer quando essa perda de peso estaciona?
Um boa opção seria a introdução de alimentos termogênicos, que apresentam um nível maior de dificuldade para serem digeridos pelo organismo, fazendo que haja um gasto calórico maior para realizar a digestão, induzindo o organismo a trabalhar num ritmo mais acelerado. Consequentemente perde- se mais calorias.

Entre estes alimentos destacam-se:

  • Pimenta vermelha
  • Vinagre de maçã
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  • Acelga
  • Aspargo
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  • Couve
  • Brócolis
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  • Laranja
  • kiwi
  •  
  • Mostarda
  • Gengibre
  •  
  • Café
  • Chá verde
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  • Chocolate amargo (com 50% ou mais de cacau)
  • Água gelada
  • Linhaça

Produtos ricos em cálcio (vegetais escuros, leite e derivados) também contribuem para a perda de peso, pois o cálcio induz o aumento da lipólise que é a degradação das reservas de gordura.

  
Não esquecendo da atividade física aeróbica (caminhar, correr, pedalar, etc) responsável por aumentar o total de calorias gastas, ajudando a acelerar o metabolismo, e do exercício anaeróbico como a musculação, pois como já foi dito, o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, portanto maior será o gasto energético.


APORVEITANDO A CONVERSA...
Ah os cabelos! Esse ponto crítico da nossa vaidade. Quanto dinheiro gastamos com escovas progressivas, hidratação e cremes, sem lembrar que a alimentação faz muita diferença na força e beleza dos fios!
Nossas madeixas são feitas de proteínas (queratina), lipídeos (ceramidas), açúcares e minerais (cobre, zinco, enxofre, ferro). Um cabelo fraco, ou seja, fino, sem vida, com cor diferente da original, quebradiço, ressecado e que cresce pouco, provavelmente está sofrendo com uma alimentação deficiente em ferro, proteína ou até por efeito de dietas muito rigorosas.

Veja aqui as dicas sobre alimentos que podem salvar o seu cabelo:

Boa alimentação  Cabelos fortes e bonitos

- Aminoácidos e Proteínas - Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Encontrados em carnes, ovos, leite, derivados do leite, grãos.

- Cobre - Estimula o crescimento dos cabelos. Presente em nozes, castanhas e ostras.

- Ferro - Combate anemias e problemas dos cabelos relacionados a deficiências de ferro. Encontrado em fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão / lentilha e folhas escuras.

- Zinco - Estimula o crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade. Presente na carne, gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, gema de ovo

- Óleo de linhaça - Melhora a aparência e o brilho dos cabelos. Encontrado nos grãos de linhaça e nos pães feitos com grãos de linhaça.

- Complexo B, Vit C, Vit E e CoQ10 - Diminuem a calvície e tratam alguns tipos de anemia: Complexo B (soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol, peixes), Vitamina C (acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja, morango), Vitamina E (óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim)

Quer ficar bela? Invista na alimentação saudável. Os cabelos bonitos serão só uma das grandes melhorias visíveis no seu corpo!


POR FALARRRRRRRRR...
SECADORES HUMMMMMMMM INVERNO....

Secador no inverno - dicas para não estragar os fios


No inverno, o uso do secador aumenta. Mas, como usá-lo sem danificar o cabelo? Há diversas maneiras de as mulheres desfrutarem dessa ferramenta sem sofrerem com fios quebrados ou queimados pela temperatura do secador.
Uso do secador no inverno
 o modo quente tem o melhor efeito para alisar. Só que essa temperatura é agressiva, pode até queimar o fio, caso o aparelho seja usado muito perto dele. "Por isso, primeiro tire toda a umidade com a temperatura média. Assim, você reduz o tempo de uso na quente. Quem tem o cabelo que alisa facilmente deve optar pela temperatura morna. Já o jato frio fixa o penteado e dá brilho", explica.

O cabeleireiro do Salão 1838, Pablo Rodrigues, orienta como usar o secador sem danificar os fios: "O mais importante é sempre usar um produto com proteção térmica, que pode ser um leave-in, indicado para cada tipo de cabelo. Quem tem cabelo muito fino, não deve usar o secador na temperatura máxima, mas sim na média ou baixa".
Para quem tem cabelos volumosos, Pablo sugere secar de cima pra baixo, não levantar a raiz e acompanhar o caimento dos cabelos, assim não se amplia ainda mais o volume. "E para cabelos finos, indico usar o secador de baixo pra cima, colocar a cabeça para baixo e começar pela raiz. Pode-se ainda usar um mousse antes para dar volume, uma vez que a maioria deles já possui a tecnologia de proteção térmica."

Sempre no final da secagem use a temperatura fria, pois dá brilho e solta os fios. O secador, se usado diariamente, pode danificar o cabelo, mas se os fios forem hidratados regularmente e a mulher utilizar com frequência o protetor térmico, as madeixas ficam mais resistentes aos danos.

Para quem pretende trocar o secador, as melhores opções são os secadores com as tecnologias Infrared (preserva a hidratação) e Turmalina (promete efeito superliso) e Íons (proporciona mais brilho). "Explicando melhor, o infrared puxa a umidade por meio de raios infravermelhos, que são emitidos quando a placa de cerâmica que fica no seu interior é aquecida",
"A turmalina potencializa a função de íons negativos - tira a estática e o frizz dos fios. E os íons acabam com a eletrostática do cabelo - o famoso arrepiado. Também ajudam a selar as cutículas da fibra capilar", completa.

Com essas dicas, as mulheres vão poder utilizar o secador com mais tranquilidade e sem danificar tanto os fios (se hidratá-los de maneira correta). Não importa se o aparelho é moderno ou antigo, todos têm a mesma função e, se usados abusivamente, vão modificar a estrutura das madeixas.

O que as mulheres têm que ter em mente é que há diferentes modos de secagem, para cada tipo de cabelo. E que a temperatura quente agride muito, da raiz às pontas.

3 comentários:

Dicas Femininas disse...

Olá amada seguino beijossssss


http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

lady vamp disse...

adorei seu blog bjss estou te seguindo me segui bjss

http://www.mundinhodavamp.blogspot.com/

Renata disse...

Oi Dellma,estou seguindo seu blog
se poder me faz uma visitinha no meu tbm e tem sorteio la
participa ta