quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lábios Rachados

...hidratar labios
 
 Bepantol e Óleo de Côco
 
Durante esta época do ano (outono/inverno) é comum termos lábios ressecados, rachados e descascando. Desde que a umidade ficou baixa aqui na minha região, meus lábios começaram a rachar quase todos os dias, soltando aquelas pelinhas super chatas. Lábios rachados é muito desconfortante, qualquer batom fica deselegante em uma boca ressecada, sem contar o incomodo e aquela dorzinha chata.
Nós negras costumamos ter os lábios mais carnudos (benção! hehe), mas isso é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que são lindos, quando ressecados eles aparentam muito mais os maltratos. :-/
 Bepantol


A primeira coisa que pensei foi: vou passar vaselina ou manteiga de cacau. Pensei mais um pouco e decidi abandonar ambas as ideias. Acontece que a vaselina é feita do petróleo, uma parafina líquida, muito comum em cosméticos para a pele e cabelo. A parafina dá aquele aspecto de maquiagem, mesmo que seu cabelo esteja detonado, ao passar a a parafina líquida você notará que os fios ficam mais brilhosos, selados e com cara de hidratados. Então, bora se jogar nos derivados do petróleo, certo? N-ã-ã-ã-o!
Todos esses supostos benefícios são apenas aparente. Assim como a maquiagem que apenas deixa sua aparência mais bonita, mascarando seus problemas com a acne, manchas, pele seca ou qualquer outro problema, sem efetivamente tratá-lo, apenas mascarando, a parafina faz o mesmo nos cabelos e nos lábios. A última coisa que eu queria naquele momento era uma maquiagem para os lábios, eu precisa mesmo era tratar o meu problema e resolvê-lo.
Ainda tinha sobrado a opção da manteiga de cacau. Sabe aquelas manteigas de cacau baratinhas compradas em farmácias? Pois é! A manteiga de cacau vegetal pura tem sim um poder de hidratação e nutrição altíssimo, e por isso é utilizada na fabricação de cosméticos em geral. Mas essas manteiguinhas de cacau que compramos possui uma quantidade muito pequena da manteiga do fruto, a maior parte da sua composição é sintética (incluindo os derivados do petróleo). Quando passamos ela, os lábios ficam melecados e sentimos uma melhora. Mas assim que ela some, poucos minutos depois, já sentimos necessidade de passar de novo e ao invés de solucionar o problema, cria-se um circulo vicioso piorando ainda mais o quadro. Quem tem lábios sensíveis sabe do que estou falando.
Depois desta minha reflexão, não tinha jeito: precisava encontrar outra forma urgente de hidratar e nutrir meus lábios. Foi aí que me lembrei do bepantol e do óleo de cocô. Para minha surpresa ambos foram maravilhosos, muito acima do que eu esperava. Veja como eu usei cada um deles:

Bepantol para Lábios

 
bepantol
 
Meus lábios estavam muito rachados e já ficando feridos de tanto que eu puxava aquelas pelinhas. Passei o bepantol líquido de manhã com os dedos, repeti a aplicação algumas horas depois e quando foi anoite a melhora era incrivelmente visível.
Para conhecer os benefícios deste produtinho, clique em BepantolAlém dos benefícios, falei sobre o uso do bepantol nos cabelos.
Meus lábios estavam com uma aparência muito melhor, mais sedosos e vistosos. As rachaduras tinham diminuído muito, havia apenas alguns sinais mais fracos, mas nada comparado com as crateras de antes.
Continuei passando o bepantol e no outro dia, eles já estavam totalmente recuperados. Passei o batom e não havia mais nenhum rachado ou ressecamento aparente. :-)
Depois de algumas semanas, eu resolvi testar o bepantol pomada. O bepantol pomada contém parafina, diferentemente do bepantol solução, mas nem por isso deve ser desprezado. Pelo menos, não para a pele.
Ele tem uma consistência bem oleosa, enquanto o bepantol solução é mais parecido com a água. Outra coisa, não precisa ser o derma, pode ser o tradicional mesmo.
Passei uma camada grossa de bepantol pomada nos lábios na hora de dormir e no outro dia, amanheci com os lábios mais hidratados. Mas eu confesso que gostei mais do resultado do bepantol solução para casos de emergência.
Se você puder, use o Pantenol puro (compre em casas de matéria prima), pois os resultados são melhores e você não estará passando parabenos ou parafina nos lábios. Mas, no meu caso,o bepantol foi uma mão na roda. Meus lábios são outros depois que comecei a usá-lo!
Como meus lábios são bem secos, principalmente nesta época do ano, eu também tive oportunidade de experimentar o óleo de coco vegetal.

Nenhum comentário: